quinta-feira, 4 de outubro de 2012

A moda dos cintos

Eles foram inventados por volta de 3.000 a.C. e nunca,jamais saíram de moda.
Usado por homens e mulheres,durante a metade do séc. XIX até a Primeira Guerra Mundial,o cinto era tanto uma peça decorativa bem quanto parte dos uniformes militares, particularmente entre os Oficiais. Nas Forças Armadas da Prússia, Rússia Czarista e outras nações orientais, os Oficiais usavam o cinto do lado de fora do uniforme para segurar o sabre e para desenhar a cintura, dando ao usuário uma silhueta característica da época: ombros largos e peitoral elevado. Essa prática, considerada necessária para garantir imponência, acabou se tornando popular entre os soldados da Frente Ocidental.




Nos anos 20, os homens passaram a usar o cinto apenas para sustentar as calças na altura dos quadris.Na moda feminina o cinto é bastante usado para definir a silhueta, que muda de época em época.
Após a Segunda Guerra Mundial, os cintos ficaram mais largos com a intenção de se adaptar ao New Look de Christian Dior (busto suave, cintura marca e quadris adornados com saias amplas e cheias de camadas), popular na década de 50.





Linha do tempo

Anos 60 – cintos de couro, de plástico e de corrente douradas foram uma febre, e houve uma breve tendência de uma versão do cinto de caubói com fivela grande.
Anos 70 – cintos de estilo masculino geralmente de couro em larguras e modelos diferentes; os de couros vibrantes tiveram especial popularidade.
Anos 70/80 – a influência dos estilistas japoneses na moda suscitou a tendência de cintos enrolados várias vezes em torno do corpo.
Anos 90 – cintos de borracha, plástico, camurça, metal, couro, ouro e tecido de shapes que iam dos que se assemelhavam a espartilhos reduzidos, feitos com barbatanas e entremeios de elástico até os mais finos.
Anos 2000 – cintos de estilo retrô, new look, faixas amarradas, obis, cintinhos reduzidos de verniz, revelando uma tendência: – a cintura alta e bem marcada. Não é mais importante que o cinto segure a roupa na cintura, mas que seja um item de acessório para chamar atenção e complementar a vestimenta.



2012


(cintos Carraro)







Looks









Invistam nesse acessório atemporal!!! ;)




Imagens: primeiraguerra-uniformes

cintos Carraro

google.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário